Cidade do Vaticano, 18 nov 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco assinou um novo documento dedicado ao “anúncio do Evangelho no mundo atual”, que vai ser apresentado no próximo dia 26, informou hoje o Vaticano.
A exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (A alegria do Evangelho, em português) é o primeiro texto do gênero no atual pontificado, que se iniciou a 13 de março.
A conferência de imprensa de apresentação vai decorrer no Vaticano a partir das 11h30, com a presença de D. Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização; D. Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodos dos Bispos; e D. Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais.
Simbolicamente, o documento vai ser entregue no domingo a pessoas dos cinco continentes que representam os vários atos que decorreram no Vaticano ao longo do Ano da Fé.
D. Rino Fisichella adiantou aos jornalistas que entre os presentes estará o escultor japonês Etsuro Sotoo, com obras na Basílica da Sagrada Família em Barcelona, e a pintora polaca Anna Gulak, porque "a beleza é uma forma privilegiada de evangelização".
A exortação apostólica é um documento pontifício de índole catequética e é tradicionalmente publicado após a realização de um Sínodo dos Bispos, como o que aconteceu em outubro de 2012, no Vaticano, sobre o tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’, com a presença de mais de 260 participantes.
Os padres sinodais apresentaram 58 propostas, no final dos trabalhos, com particular atenção aos que se distanciaram da Igreja num mundo marcado pelos “processos de globalização e secularismo”.
Num texto divulgado pela Santa Sé, os prelados falam num contexto de “vários desafios”, que vão da perseguição religiosa à “indiferença generalizada” em relação à mensagem cristã.
A Igreja foi também desafiada a exercer um “ministério de reconciliação” face à violência e o “individualismo generalizado”, permanecendo atenta às novas vagas migratórias e às questões ecológicas, entre outras.
Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=97785