São José dos Campos, 22 de Novembro de 2017

Novo documento sobre a evangelização

Cidade do Vaticano, 18 nov 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco assinou um novo documento dedicado ao “anúncio do Evangelho no mundo atual”, que vai ser apresentado no próximo dia 26, informou hoje o Vaticano.

A exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (A alegria do Evangelho, em português) é o primeiro texto do gênero no atual pontificado, que se iniciou a 13 de março.

A conferência de imprensa de apresentação vai decorrer no Vaticano a partir das 11h30, com a presença de D. Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização; D. Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodos dos Bispos; e D. Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais.

Simbolicamente, o documento vai ser entregue no domingo a pessoas dos cinco continentes que representam os vários atos que decorreram no Vaticano ao longo do Ano da Fé.

D. Rino Fisichella adiantou aos jornalistas que entre os presentes estará o escultor japonês Etsuro Sotoo, com obras na Basílica da Sagrada Família em Barcelona, e a pintora polaca Anna Gulak, porque "a beleza é uma forma privilegiada de evangelização".

A exortação apostólica é um documento pontifício de índole catequética e é tradicionalmente publicado após a realização de um Sínodo dos Bispos, como o que aconteceu em outubro de 2012, no Vaticano, sobre o tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’, com a presença de mais de 260 participantes.

Os padres sinodais apresentaram 58 propostas, no final dos trabalhos, com particular atenção aos que se distanciaram da Igreja num mundo marcado pelos “processos de globalização e secularismo”.

Num texto divulgado pela Santa Sé, os prelados falam num contexto de “vários desafios”, que vão da perseguição religiosa à “indiferença generalizada” em relação à mensagem cristã.

A Igreja foi também desafiada a exercer um “ministério de reconciliação” face à violência e o “individualismo generalizado”, permanecendo atenta às novas vagas migratórias e às questões ecológicas, entre outras.

Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=97785

Visualizar todos

Relacionados

  • Novo Dicastério para levar a frente à Nova Evangelização

    A Santa Sé publicou ontem a carta apostólica de Bento XVI, em forma de motu proprio, intitulada Ubicumque et semper, com a qual se institui um novo dicastério da Cúria Romana: o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.

  • Sínodo: Nova evangelização: Tema do Sínodo de Bispos da América em 2012

    VATICANO, 28 Nov. 10 / 02:26 pm (ACI).- Na manhã de ontem foi divulgado um comunicado depois da reunião do Conselho Especial do Sínodo dos Bispos da América, que em sua próxima 13ª Assembléia Especial tratará, entre os dias 7 e 28 de outubro de 2012, o tema: "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã".

Loja Virtual

Galeria de Fotos

  • IX Congresso Internacional do SINE - Santo Domingo - República Dominicana (Outubro 2017) - Album

    IX Congresso Internacional do SINE - Santo Domingo - República Dominicana (Outubro 2017)

  • Retiro de Evangelização - Damianópolis - GO (Julho 2017) - Album

    Retiro de Evangelização - Damianópolis - GO (Julho 2017)

  • Cursos de Capacitação - São José dos Campos - SP (Junho 2017) - Album

    Cursos de Capacitação - São José dos Campos - SP (Junho 2017)

  • Retiro de Evangelização - Santa Filomena - PI (Junho 2017) - Album

    Retiro de Evangelização - Santa Filomena - PI (Junho 2017)

Redes Sociais

Sine Brasil © 2011 - Sistema Integral da Nova Evangelização - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por DB9