São José dos Campos, 22 de Novembro de 2017

Sínodo 2012

Cidade do Vaticano, 25 out (RV)- Um Sínodo para a Nova Evangelização em 2012: foi o importante anúncio feito neste domingo por Bento XVI ao término da missa que concluiu o Sínodo para o Oriente Médio. O Pontífice reiterou a "urgente necessidade" de uma nova evangelização, sobretudo "nos países de antiga cristianização". A Rádio Vaticano entrevistou o Presidente do recém-criado dicastério para a "Nova Evangelização", o Arcebispo Rino Fisichella, a quem perguntou com quais sentimentos acolheu a notícia:

Dom Rino Fisichella-: "Em primeiro lugar, com grande admiração, grande surpresa pela relevância que o Papa dá a esse tema que se torna sempre mais importante uma nota característica de seu Pontificado. Portanto, uma surpresa unida ao sentido de profunda alegria ao saber que o Papa, além de ter instituído semanas atrás o novo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, agora pense também em envolver todo o episcopado no mundo para esse Sínodo de 2012."

P. Agora teremos dois anos de trabalhos realmente intensos para esse grande evento eclesial. Há, porém, desde já, algo de fundo, uma linha que o senhor entrevê, considerando também o tema escolhido pelo Papa para este Sínodo?

Dom Rino Fisichella:- "O Papa já indicou a linha em sua Carta apostólica "Ubicumque et semper" (Sempre e em toda a parte, ndr). O Pontífice já a indicou diversas vezes em repetidos pronunciamentos. Creio que existam alguns pontos fundamentais que retornam à mente e, em primeiro lugar, diria, a exigência de renovar tudo aquilo que é a capacidade da Igreja de querer estar em condições de ainda levar o Evangelho de Jesus Cristo ao homem de hoje. Considerando certos aspectos tem-se falado também de um deserto em que vive o homem de hoje: por que? Porque tendo se distanciado de Deus não encontrou o que buscava e, consequentemente, fechou-se sempre mais em si mesmo e não foi capaz de poder corresponder a seus anseios. O homem precisa de Deus. O Papa mais uma vez evidencia essa dimensão que está no centro da vida. Como fazê-lo depois, o Papa o reiterou repetidas vezes: fazendo compreender no justo e correto modo – numa sociedade sempre mais secularizada – o tema da relação entre fé e razão e, portanto, em que modo uma razão coerente consigo mesma pode conseguir alcançar verdadeiramente o objetivo da sua busca que é a verdade. E dessa verdade não se pode excluir a presença de Deus na própria vida. Existem, portanto, muitos elementos. Inevitavelmente há o grande tema da secularização, um fenômeno que deve ser olhado e estudado com atenção, dando, porém, uma resposta positiva." (RL),

Visualizar todos

Relacionados

  • Sínodo: Nova evangelização: Tema do Sínodo de Bispos da América em 2012

    VATICANO, 28 Nov. 10 / 02:26 pm (ACI).- Na manhã de ontem foi divulgado um comunicado depois da reunião do Conselho Especial do Sínodo dos Bispos da América, que em sua próxima 13ª Assembléia Especial tratará, entre os dias 7 e 28 de outubro de 2012, o tema: "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã".

Loja Virtual

Galeria de Fotos

  • IX Congresso Internacional do SINE - Santo Domingo - República Dominicana (Outubro 2017) - Album

    IX Congresso Internacional do SINE - Santo Domingo - República Dominicana (Outubro 2017)

  • Retiro de Evangelização - Damianópolis - GO (Julho 2017) - Album

    Retiro de Evangelização - Damianópolis - GO (Julho 2017)

  • Cursos de Capacitação - São José dos Campos - SP (Junho 2017) - Album

    Cursos de Capacitação - São José dos Campos - SP (Junho 2017)

  • Retiro de Evangelização - Santa Filomena - PI (Junho 2017) - Album

    Retiro de Evangelização - Santa Filomena - PI (Junho 2017)

Redes Sociais

Sine Brasil © 2011 - Sistema Integral da Nova Evangelização - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por DB9