São José dos Campos, 22 de Novembro de 2017

O que é o SINE - Síntese

Idéias básicas sobre o que é o Sistema Integral da Nova Evangelização



SÍNTESE




O SINE é um Sistema Integral da Nova Evangelização ou poderíamos entender como a Nova Evangelização cumprida em nossas Paróquias de forma Sistemática e Integral.

Esse sistema é apenas uma forma ordenada de cumprirmos a terceira situação descrita pelo Papa em RM 33, como Reevangelização ou Nova Evangelização, ou seja, sem desordenar a Pastoral em que já estamos, precisamos urgentemente acrescentar a dimensão missionária, pois em muitos países, apesar de a Igreja já estar implantada, ainda existem muitas pessoas que não conhecem Jesus Cristo e seu Evangelho. Por isso, nesses países, a Igreja deve viver, de forma ordinária, as duas situações ao mesmo tempo: MISSÃO + PASTORAL, o que define a expressão Nova Evangelização.

O SINE, então, é um Plano que apenas sistematiza, ou seja, coloca em etapas lógicas e sucessivas a oferta integral de vida cristã, a partir das próprias paróquias, partindo do momento Missionário, ou seja, da experiência Querigmática, que leva a um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo. Para esse momento, o plano contempla a saída missionária em duas dimensões: missões intensivas querigmáticas uma vez por ano e visita integral permanente durante todo o ano casa por casa, o que coloca as paróquias em permanente estado de Missão.

Em seguida, há a oferta da etapa Pastoral da Igreja, contemplando a construção da comunhão com formação de Pequenas Comunidades, a formação permanente com a oferta de Catequese a todos (crianças, jovens e adultos), a oferta Sacramental, porém dentro da etapa pastoral, conseqüentemente depois de uma adesão pessoal a Jesus Cristo e a Ação Social, não só emergencial, como também promocional e até microestrutural.

Para que toda essa oferta chegue a todos, o Plano contempla ainda mais dois elementos como essenciais: o envolvimento apostólico de todos e Paróquias setorizadas territorialmente, possibilitando a setorização das pastorais, descentralizando a oferta da Igreja dos Templos paroquiais e aproximando a oferta de onde as pessoas moram ou trabalham.

Com esses elementos o Plano contempla o cumprimento de todas as dimensões da Integralidade que tem com meta IR A TODOS (e ao homem todo), ENVOLVER TODOS E DAR TUDO.



Palavras do Padre Alfonso Navarro Castellanos



“No fundo e na base de tudo, evidentemente, está a ação de Deus, a inspiração do Espírito Santo, que constatamos, sobretudo, pelos frutos. Não pode ser senão obra de Deus. Estou consciente e seguro que é o Senhor que nos tem conduzido no caminho, porque não temos querido fazer outra coisa senão cumprir com a missão dada pelo Senhor à Igreja, de forma integral, orgânica e sistemática. Eu não inventei nada, o descobri nas próprias fontes da Igreja, e o único que fiz foi colocar em ordem os elementos da missão, que eu fui descobrindo nessas fontes, definir bem cada um e fazer um canal ordenado e articulado.

Muitas vezes me perguntaram: Padre, de onde tirou ou como lhe ocorreu o SINE? O que é difícil responder: como e quando. Houve tantos fatores, tantas pessoas e experiências que confluíram para o que chamamos SINE. O que posso dizer é que não se copiou nem se tirou, como conjunto, de nenhum lugar. Foi se criando, recorrendo às fontes fundamentais da Igreja: Novo Testamento, Catecumenato dos primeiros séculos, experiência missionária na África, Concílio Vaticano II, e os documentos posteriores, especialmente Diretório Geral de Catequese (DGC), Rito de Iniciação Cristã de Adultos (RICA), Evangelii Nuntiandi, Catechesi Tradendae, Christifideles Laici, Redemptoris Missio. Depois integraram-se as aportações de Medellín, Puebla e Santo Domingo. O básico do processo estabeleceu-se no início de 1974, dois anos antes de Evangelii Nuntiandi. Um descobrir a vontade de Deus na Igreja.

Não planejei a estrutura completa desde o princípio, somente estive atento aos sinais da voz e da vontade de Deus, cuidando de responder às novas necessidades e situações. Com responsabilidade e criatividade fui completando as coisas e dando canal para a vida que já estava aí.
É claro para mim que não foi pelos meus méritos, mas porque Deus se dignou intervir com amor misericordioso. E isso o digo, não por humildade, mas por simples constatação evidente da grandeza dos frutos e dos efeitos, buscando uma causa proporcional, a qual certamente não pode ser eu. É como disse São Pedro: ‘não é porque tenhamos uma especial santidade ou poder, é somente pela fé em Seu Nome’.

SOMENTE A ELE SEJA TODA HONRA E TODA GLÓRIA!”

Loja Virtual

Galeria de Fotos

  • IX Congresso Internacional do SINE - Santo Domingo - República Dominicana (Outubro 2017) - Album

    IX Congresso Internacional do SINE - Santo Domingo - República Dominicana (Outubro 2017)

  • Retiro de Evangelização - Damianópolis - GO (Julho 2017) - Album

    Retiro de Evangelização - Damianópolis - GO (Julho 2017)

  • Cursos de Capacitação - São José dos Campos - SP (Junho 2017) - Album

    Cursos de Capacitação - São José dos Campos - SP (Junho 2017)

  • Retiro de Evangelização - Santa Filomena - PI (Junho 2017) - Album

    Retiro de Evangelização - Santa Filomena - PI (Junho 2017)

Redes Sociais

Sine Brasil © 2011 - Sistema Integral da Nova Evangelização - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por DB9